8 Passos Importantes Para Quem Vai Declarar o imposto de Renda Pela Primeira Vez

O imposto de renda é uma declaração obrigatória de valores tributáveis que deve ser cumprida por alguns contribuintes. Este valor é muito importante e se não for cumprido corretamente, pode render grande dor de cabeça! Por isso, se você vai realizar a declaração do IR pela primeira vez, vale conferir a seguir 8 passos importantes para declarar o imposto de renda.

Entenda o funcionamento do IR

Para quem vai declarar o imposto de renda pela primeira vez, pode ser que o funcionamento do recurso pareça um pouco complicado. Por isso, a dica é importante se informar quanto o funcionamento do IR. É válido ressaltar que podem haver mudanças no imposto de um ano para outro, por isso fique atento a declaração do Imposto de Renda 2019.

Baixe o programa para declarar o IR

O programa para realizar o imposto de renda foi um recurso desenvolvido pela Receita Federal para facilitar o processo de declaração para os cidadãos. Através do sistema, você pode realizar o processo facilmente e sem burocracia!

Reúna documentos

A declaração do IR é obrigatória tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica e para ambas as situações é necessário comprovar gastos e descontos com documentos legais. A declaração IRPF 2019 deverá ser realizada dentro do prazo estabelecido pela Receita.

Saiba o que deve ser declarado

Nem tudo precisa ser declarado no imposto de renda 2019, portanto, para realizar o seu processo de declaração corretamente, vale se informar antes e preencher os dados com cuidado.

Informe-se quanto ao que pode ser deduzido

Alguns gastos anuais podem ser deduzidos do valor total do imposto de renda, são eles: gastos médicos, gastos com edução, valor por dependente, pensão alimentícia determinada judicialmente, gasto com aparelhos ortopédicos, entre outros.

Fique atento à restituição do IR

Depois de deduzir os valores referentes ao imposto, pode ser que fique disponível para você uma quantia em dinheiro. Este valor é chamado de restituição do IR, e é preciso manter o recibo de pagamento do imposto para ter direito a sacá-lo.

Verifique modelos de declaração

Você irá preencher os seus dados com cautela, e depois será preciso escolher o modelo de declaração do imposto de renda, que pode ser simplificado ou completo. Leia com atenção as informações sobre ambas categorias!

Retifique a declaração

Após enviar a sua declaração preenchida, é comum que aconteça algum erro de digitação ou cálculo informado incorretamente. Quando isso acontece, você pode fazer a retificação do IR para corrigir os dados.