Descubra o Que Acontece Se Você Não Pagar o FIES

O Fies é um programa de financiamento infantil muito importante e recentemente passou por algumas mudanças. O programa intenciona levar mais estudantes a conquistarem o seu diploma de graduação, e por isso, ara funcionar corretamente dispõe de alguns regras. Você sabe o que acontece se você não pagar o Fies? Leia o texto a seguir e descubra.

Quais as regras do Fies?

Como mencionado o Fies é um programa de financiamento estudantil. Este recurso tem ficado cada vez mais popular e por possuir os juros mais baixos do mercado, o Fies se destaca na categoria. Mas para continuar recebendo o suporte financeiro da iniciativa, é preciso que o estudante cumpra algumas regras de acordo com o FIES 2019.

Uma das principais exigências do programa, é a realização do aditamento FIES, que funciona como uma renovação de contrato de financiamento. Esta confirmação é muito importante e ajuda o programa a saber se os estudantes beneficiados estão em situação regular com o Fies.

Vale lembrar também que o aluno precisa ter determinada porcentagem de frequência nas aulas e deve ter um rendimento de 75% nas aulas. Caso isso não aconteça, você pode recorrer e explicar a sua situação.

O que acontece se eu não pagar?

Esta dúvida é muito comum, principalmente porque o Fies é um programa de financiamento estudantil e possui juros de mercado, mesmo que sejam baixos. E se você não pagar o valor requerido, o que acontece?

O seu diploma de graduação não será anulado, mas em contrapartida, o seu nome vai parar na lista de inadimplência no Serasa, sem contar que esta divida pode até crescer!

O financiamento é realizado através da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil e ao descumprir com o contrato de pagamento você pode ficar negativo no banco.

Como negociar a divida?

Se você não quer que seu nome vá parar em uma lista de mau pagador, saiba que é possível negociar a divida da melhor forma para que você possa cumprir com as parcelas.

O tipo de negociação depende do banco em que você firmou contrato para receber o suporte do Fies. O ideal é se dirigir até a instituição financeira com sua documentação e tentar negociar a divida com novos valores e prazos.

Antes de ir até o banco, solicite o processo de negociação da divida direto no SiFies pela internet. Depois é só aguardar o processo e receber um novo prazo de pagamento!