Saiba Aqui Onde Encontrar o Numero do NIS

Nem todo mundo sabe, mas o número do NIS é muito importante para o cidadão e pode facilitar o acesso a diversos benefícios. Este recurso permite que o Governo Federal possa dar  uma atenção especial para você, por isso, é importante ter sempre o número em mãos. Se você ainda não sabe qual o seu NIS, leia o texto a seguir e descubra como encontrar.

O que é o NIS?

Como mencionado, o NIS representa o Número de Identificação Social e ele é gerado pela Caixa Econômica Federal. Esta numeração é fundamental para inscrição na maioria dos programas sociais.

O NIS está diretamente ligado ao Programa de Integração Social (PIS), recurso destinado a servir os trabalhadores da rede privada. Geralmente, quando o cidadão já possui o NIS, este será seu número do PIS quando começar a trabalhar com a carteira assinada.

Vale mencionar ainda que o NIS e o NIT são instrumentos distintos. Muita gente acaba confundindo os dois, entretanto, o NIT é o Número de Identificação do Trabalhador Autônomo, representando a categoria de trabalhadores que não servem a CLT.

Para que serve o NIS?

O Número de Identificação Social é necessário para que os cidadãos se candidatem a diversos programas sociais, como por exemplo o Bolsa Família.  Além de documentos pessoais, é exigido o número do NIS para fazer o cadastro do Bolsa Família.

Quem ainda não possui o NIS e quer participar do programa precisa identificar seu número antes. Só depois de inscrição e aprovação, a família poderá receber o cartão do bolsa Família 2019 e começar a sacar o benefício.

Além de possibilitar o saque de acordo com o calendário Bolsa Famíliao NIS também permite o cadastro ID Jovem, programa que possibilita viagens interestaduais pela metade do preço ou até gratuitas.

Como saber o meu NIS?

Você já deve ter constatado que o Número de Identificação Social é muito importante e permitirá a inscrição em diversos programas sociais que irão facilitar a sua vida.

Portanto, se você ainda não sabe qual o seu número do NIS, saiba que você pode encontrá-lo no seu cartão cidadão ou na sua carteira de trabalho. Também é possível ver o número através da internet, no site oficial da Previdência Social, responsável pelo NIS.

Caso tenha dificuldades, você também pode identificar o número através do atendimento via telefone da Previdência Social através da central 135. Encontre seu NIS e garanta seus benefícios como cidadão!