SISUTEC e PRONATEC: Qual a diferença?

Poucos programas proporcionam o incentivo ao ensino técnico, mas essa característica fica em comum para o SISUTEC e o PRONATEC. Por isso, muita gente acaba confundindo os dois. Existem algumas diferenças entre eles e você vai entender tudo no texto a seguir.

PRONATEC

O ensino técnico tem ganhado cada vez mais valor no mercado de trabalho e por isso, os estudantes interessados estão buscando por programas que proporcionem o incentivo ao estudo. Este é o caso do PRONATEC, que vem há mais de 5 anos proporcionando bolsas de estudo para os candidatos que se enquadram nos requisitos.

A sigla PRONATEC corresponde ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e foi criado pelo Governo Federal com o intuito de facilitar o acesso ao ensino técnico e profissionalizante. A proposta é possível através da parceria entre o programa e instituições do ensino técnico, em sua maioria as escolas do Sistema S: o SENAC, o SENAI, o SENAT, entre outros.

Essas vagas são estabelecidas de acordo com a demanda do mercado de trabalho, por isso, em sua maioria os cursos ofertados são diferentes de um estado para outros. Um bom exemplo, são os cursos gratuitos SENAC SP 2020 com vagas voltadas para a área de tecnologia.

Os estudantes interessados podem se inscrever e começar um curso nas instituições mencionadas durante o lançamento do edital do PRONATEC. A inciativa funciona de forma online, através da plataforma do programa, e os estudantes de inscrevem para os cursos através dela.

SISUTEC

Mas e o SISUTEC? Bem, as pessoas tentam sempre desvincular as propostas desses programas, mas a verdade é que eles funcionam juntos para promover acessibilidade para os estudantes. O SISUTEC corresponde ao Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica e também foi criado pelo Governo Federal.

O SISUTEC nada mais é do que um dos sistemas responsáveis pela distribuição de vagas do PRONATEC, ou seja, um maneira de concorrer às vagas ofertadas. Utilizando o programa, os estudantes podem concorrer a vagas em escolas técnicas públicas e privadas.

A grande diferença entre os sistemas é que o para se inscrever no SISUTEC, é exigido do candidato a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). E vale mencionar que apenas cursos a nível técnico são ofertados.

Geralmente, esses programas começam a receber inscrições na mesma época, portanto, os interessados devem ficar atentos ao lançamento do edital.

Fonte