Veja como saber se sua restituição de Imposto de Renda vai sair!

Quem conhece o Imposto de Renda, já deve saber que tanto o seu valor quanto a sua declaração devem ser efetuados com cuidado.O imposto está repleto de características únicas e por isso, o contribuinte deve estar atento se pagou a mais ou a menos por ele.

E quem não sabe quando e porquê isso acontece, precisa se informar quanto a restituição do imposto de renda.

O Imposto de Renda

O Imposto de Renda funciona como um registro dos rendimentos tributáveis de todos os cidadãos. Além disso, exige uma declaração importante de valores e bens, que devem ser comprovados por intermédio de recebidos e outros. Esse recurso se divide entre IRPF, par contribuintes comuns e IRPJ, para empresas.

Muita gente que começar a atuar no mercado com a carteira assinada acaba se perguntando se precisa ou não declarar o IR. Bem, existem alguns parâmetros para definir quem deve ou não realizar a declaração e um dos mais importantes, é referente aos rendimentos tributáveis anuais.

Se estes forem superiores a 28.559,70, ou se o contribuinte obteve direto da fonte, rendimentos tributáveis ou não tributáveis, acima de 40.000,00, significa que é preciso sim declarar o imposto de renda.

Vale lembrar que essa média de valores anuais fica sujeito a mudança de um ano para outro. Por isso, quem vai cumprir com o Imposto de Renda 2020 precisa estar atento nos rendimentos tributáveis.

A Restituição

Mas do que se trata a restituição do imposto de renda? Como você pode conferir, além de precisar realizar a declaração do IR, você também precisa cumprir com um valor referente a ele.

Esse valor deve ser cumprido junto com a Receita Federal. Depois que a mesma identificar e avaliar os pagamentos, todos os contribuintes terão sua participação avaliada.

Nesse período, pode ser que a Receita Federal identifique que você pagou um valor a mais pelos seus impostos e é ai que acontece a restituição do imposto de renda.

Como saber se vou receber?

A grande dúvida dos brasileiros é como saber se vai ter direito a restituição. Não é possível saber com precisão quem irá ter direito a restituição, mas é possível conferir com a Receita se a sua declaração já foi processada.

Como o valor é liberado após a avaliação, você deverá estar atento ao lançamento de lotes do imposto de renda, lembrando que a prioridade é dos idosos e dos deficientes.

Apesar de não ser possível identificar a restituição antecipadamente, a Receita informará quando estiver próximo do seu lote ser liberado.

FONTE: https://irpf2020.com/